No mês de dezembro os funcionários da biblioteca e rádio escola, responsável pelo mural do referido mês tiveram a ideia de criar um painel e uma árvore de natal diferente. utilizando o que tem na natureza e que foi deixado no lixo ou proveniente da queda natural de árvore.
terça-feira, 19 de dezembro de 2017
Reunião Pedagógica 2017
No dia 16/12/2017 aconteceu a nossa última reunião pedagógica do ano de 2017, uma homenagem a professora Deusolina Vilhena Silva que concluiu seu tempo de serviços dedicados à educação e, também a comemoração dos aniversariantes do 2º semestre de 2017.
Foi um momento de refletirmos e confraternizarmos e realçar nossas amizades o que contribui para que a Família Edgar continue mais firme e forte nos propósitos de contribuir para uma educação de qualidade.
Encerramento do Projeto "Quem Lê Sabe Mais" 2017.
No dia 15/12/2017 aconteceu o encerramento do projeto "Quem Lê Sabe Mais" na área recreativa da Escola Edgar Lino.
O projeto vêm sendo realizado todo ano superando as expectativas dos coordenadores, professores e alunos, pois a cada ano o número de alunos interessados em ler os mais variados livros da literatura infanto juvenil, poesias, obras literárias, etc. têm aumentado gradativamente e, também a participação dos educadores das áreas afins que trazem suas turmas para a sala de leitura, aliando teoria e prática e, ajudando no desenvolvimento intelectual dos educandos.
O turno da manhã e da tarde encerrarão suas atividades premiando os alunos que mais leram os livros durante o ano letivo. Pela parte da manhã os alunos que mais leram receberam medalhas e um kit com livros, entre os quais podemos destacar: o 1º lugar ficou com o aluno André, da turma 7ºA, 25 livros; o 2º lugar com a aluna Ralyne, da turma 7º A, 23 livros; o 3º lugar o aluno Thiago, da turma 8º A, 22 livros; e a aluna revelação Maria Eduarda Fernandes, 7º A que leu 21 livros.
No turno da tarde a premiação foi realizado com a distribuição de livros para todos os 40 alunos que participaram do projeto.
segunda-feira, 4 de dezembro de 2017
Projeto Edgar Negritude e Cultura 2017
No dia 24 de novembro a Escola Edgar Lino da Silva realizou o Projeto Edgar Negritude e Cultura: uma viagem pela história e cultura afro-brasileira e africana com exposições e visitações nas salas de aulas e ambientes da escola, degustação de comidas típicas, palestra com o poeta Manoel Bispo, documentários sobre capoeira e diferença entre batuque e marabaixo, palestras sobre anemia falciforme, premiação ao vencedor do concurso da logo marca do projeto - o aluno Brenno Luan Ferreira - e, apresentações culturais.
sexta-feira, 17 de novembro de 2017
Agora é a vez deles! Novembro Azul no Edgar.
Os funcionários e alunos da Escola Edgar Lino da
Silva abraçaram a causa do câncer de próstata e todas as segundas feiras de
novembro veem de azul para simbolizar a prevenção contra o câncer de próstata e
conscientizar a respeito de outras doenças masculinas que podem levar ao óbito
senão tratadas a tempo e lembrar que todos os homens têm que fazer o exame como
forma de prevenção.
Esses homens merecem!
terça-feira, 14 de novembro de 2017
Palestra: Marabaixando no Edgar
No dia 09/11/2017, a
Escola Edgar Lino da Silva recebeu em suas dependências o Sr. Rosivaldo da
Silva Gomes para falar sobre a Diferença entre Batuque e Marabaixo, essa palestra tinha como objetivo conhecer e valorizar o Marabaixo e o Batuque como cultura
afro-amapaense e, também como parte integrante de um projeto maior que será
exposto na Semana da Consciência Negra, o qual vem sendo desenvolvido pelos
educadores e educandos dessa unidade de ensino.
Tudo isso foi possível graças ao esforço da professora Elenira Maciel que foi incansável na organização e apresentação da palestra, juntamente com o corpo técnico e administrativo e também dos professores das turmas que cederam seu horário para que os educandos pudessem participarem de mais esse evento promovido por esta unidade escolar.
terça-feira, 24 de outubro de 2017
Edgar no Outubro Rosa
Os funcionários e alunos da Escola Edgar Lino da Silva abraçaram a causa do câncer de mama e todas as segundas feiras de outubro veem de rosa para simbolizar a prevenção contra o câncer de mama e lembrar que todas as mulheres têm que fazer a mamografia como forma de prevenção, e, também em comemoração ao Círio de Nazaré: "A Família Edgar Saúda Nossa Senhora de Nazaré".
3º Lugar no II Festival Cantando o Marabaixo nas Escolas.
No
dia 21/10/2017, a Escola Edgar Lino da Silva ficou em 3º lugar no II Festival Cantando
o Marabaixo nas Escolas proporcionado pelo Movimento Nação Marabaxeira com
apoio no Governo do Amapá realizado na Escola Estadual Jesus de Nazaré.
O
projeto tem como objetivo disseminar a cultura amapaense por meio da
musicalidade para os estudantes e assim garantir o a manutenção da história
cultural do Amapá para gerações futuras.
Durante
a realização do evento, os organizadores promoveram oficinas nas escolas que
confirmaram a participação no festival com diversas orientações sobre como
produzir uma canção de Marabaixo, palestra sobre a cultura do Marabaixo,
entrevistas e muito ensaio.
As
escolas que confirmaram presença foram: Professora Benigna Maria de Sousa,
Jesus de Nazaré, José Bonifácio, Azevedo Costa, Sebastiana Lenir, Edgar Lino da
Silva, Augusto dos Anjos e a Escola Municipal Goiás.
As
escolas que se apresentaram estarão todas no Festival Cantando Marabaixo,
movimento que abrirá as comemorações do Mês da Consciência Negra, nos dias 3, 4
e 5 de novembro.
Palestra: Prevenção ao uso de álcool e drogas nas escolas
A Escola Edgar Lino da Silva recebeu na manhã do dia 19/10 os palestrantes Lucas Huan Duarte dos Santos (gerente de Núcleo da CAPS.AD) E Ítalo Ferreira (assistente administrativo) para uma palestra sobre a prevenção ao uso de álcool e drogas nas escolas.
Com o crescente aumento de jovens e adultos entrando nesse circulo vicioso do álcool e das drogas, a direção, corpo técnico, professores e demais funcionários buscam formas de prevenir a entrada de seus educandos nesse mundo, portanto, tomou-se a iniciativa de promover uma palestra onde foram demonstrados os tipos de drogas, as causas e os efeitos devastadores que o uso prolongado provoca nos dependentes químicos.
foi muito produtivo pois contou, também com a presença de alguns pais e/ou responsáveis dos alunos!
segunda-feira, 9 de outubro de 2017
entrevista com Marcio Claudio de Jesus Coimbra
A E. E. Edgar Lino da Silva realizou uma entrevista com Marcio Claudio de Jesus Coimbra, morador do Bairro da Favela, percussionista de diversos grupos de Marabaixo, nas turmas do 6º A, 6º B, 7º A e 7º B justamente para falar um pouco da origem do Marabaixo, os instrumentos utilizados, as diferenças entre o batuque e o Marabaixo.
Vale ressaltar que essa entrevista é parte integrante de um projeto maior que será executado em novembro voltado para o dia da consciência negra e contou com a participação da professora Elenira Maciel, os professores das turmas selecionadas, professores da sala de leitura e laboratório de informática educativa.
quinta-feira, 28 de setembro de 2017
Apresentação do Coral Mãos que Amamos no Palácio do Governo
No dia 26/09/2017 o Coral Mãos que Amamos apresentou-se no Palácio do Governo do Estado como parte da programação alusiva à Semana da Pessoa com Deficiência.
O Coral é dirigido pelas professoras do Atendimento Educacional Especializado e conta com a participação de alunos deficientes auditivos, cadeirantes e com síndrome de down, além da participação de alunos "ditos" normais.
Governador Waldez Góes e equipe do Edgar
Profª Edna Pantoja
Participantes do Coral Mãos que Amamos
Caminhada pela Semana da Pessoa com Deficiência
A Escola Edgar Lino promoveu no dia 22/09/2017 uma caminha no entorno da Escola em comemoração a Semana da Pessoa com Deficiência.
O evento foi planejado pelas professoras do Atendimento Especializado da Escola em colaboração com a coordenação pedagógica e demais funcionários da unidade escolar, além de contar com a participação de acadêmicos da Faculdade Atual.
A caminhada ocorreu logo após a abertura do evento com a palavra da diretora da escola professora Selma, coordenadora educacional, a professora Rafaela Bonfim, a apresentação do Coral Mãos que Amamos e a encenação da peça pelos acadêmicos da Faculdade Atual "A Lenda da Cobra Sofia em libras".
Assinar:
Postagens (Atom)